sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Área de intervenção;

      O local escolhido foi um terreno onde hoje funciona um estacionamento entre as Ruas Felipe Schmidt,  Ten. Silveira e Pedro Ivo.
       A área de estudo localiza-se no centro por este ser  uma área heterogênea, com fluxo intenso de pessoas em diferentes horas do dia, o que favorece a vitalidade do equipamento proposto. A centralidade do sítio também favorece a acessibilidade, por estar perto do TICEN (Terminal de Integração do Centro), de moradores de bairros mais afastados.

















Cheios e Vazios; 
1- Estacionamento (área de estudo).
2- Praça Pio XII.
3- área de lazer  da Escola Henrique Studieck.
4- Educandário Emaculada Conceição.
5- Estacionamento.


Analisando o mapa de uso do solo, percebe-se que esta área pode ser considerada uma zona de transição dentro do bairro, com uma faixa na testada norte (Rua Tenente Silveira) com uso predominante residencial e institucional, para uma área de uso predominantemente comercial em sua testada sul (Felipe Schimdt). O terreno em estudo se caracteriza como um ponto importante desta mudança de uso.




-As condições do entorno
    norte com a Rua Tenente Silveira em um trecho da mesma que possui uma característica residencial, com edifícios multifamiliares, 2 igrejas e pequenos restaurantes. 
   sul faz limite com a Rua Felipe Shimdt, predominantemente comercial, de grande fluxo de pessoas e veículos. Rua com edificios de gabarito alto, com destaque para os prédios imediatamente a frente da área de intervenção (Centro comercial Pórtico e o edifício da FATMA).
    oeste, faz limite com a Rua Pedro Ivo, rua que com as mudanças de "mão" no centro de Florianópolis se tornou de grande importância como via de amarração urbana ligando o centro a  Av. Paulo Fontes. Nesta rua estao localizados pequenas casa comerciais, um terreno baldio onde esta se erguendo um edificio........................... e na esquina com a Rua F.S. se localiza um hotel.
    Leste faz fundos com o edifício de atendimento ao cliente Celesc e com uma loja de calçados, ambos situados do frente para a praça Pio X no Largo do Fagundes.

-potencialidades;
    acesso de veículos pela Praça Pio XII, e utilização do estacionamento existente (200vagas) como apoio ao equipamento proposto.
    aproveitar desnível de 2,50m existente no terreno para projetar edificação em níveis.
    boa orientação solar.
    serve como conexão entre rua F.S. e Ten. Silveira.
    acesso fácil pelo terminal TICEN.
    uso de massa arbórea para conforto térmico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário