sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Tipos de midiateca;

    A classificação que apresento a seguir foi encontrada apenas em um texto de Toyo Ito (“Como será a realidade da arquitetura na cidade do futuro.” - 2000), e nele ele relata seus estudos para a realização do projeto da Midiateca de Sendai onde ele separa as mediatecas em duas categorias;

ZKM (alemão); propõe-se mais a investigação da fusão entre arte e tecnologia digital e na formação de artistas. Um exemplo de equipamento com este caráter aqui no Brasil é o MIS-SP, que não se propõe apenas a expor seu acervo (cinema, vídeo, fotografia e música), mas trabalha também na formação de artistas trabalhando na expansão da arte para práticas hibridas, de experimentação em diversos suportes e linguagem. (conceituação institucional)
       Tipo francês; propõe-se a funcionar no sentido de difundir a arte e a informação, concentrando-se numa ideia de “biblioteca” associada a um centro cultural como maneira de atração de público. E é neste tipo de midiateca que este trabalho pretende focar. Um exemplo deste tipo é a  Midiateca de Sendai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário