quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Conceito de midiateca

       A ideia de midiateca se desenvolveu nos anos 80, quando os conteúdos audiovisuais foram considerados “registros” culturais em um mesmo patamar que os suportes escritos. O termo midiateca foi “escolhido” por melhor refletir a diversidade de recursos e suportes das informações coletadas e disponibilizadas para o público (VHS, cassetes, filmes). Nos anos 90 as midiatecas naturalmente passaram a usar suportes “numéricos” (CD áudio, DVD vídeo) que vieram a completar os suportes tradicionais.
O conceito de midiateca se apoia em pressupostos políticos, que se traduzem em  proposições técnicas. Esses pressupostos se baseiam na ideia de que uma biblioteca tem um papel a desempenhar na sociedade. E não podem satisfazer apenas o público tradicional (estudantes, pesquisadores, etc...), ela tem que abarcar todos os públicos, sem distinção de idade, estado escolar, cultural ou econômico. Toda a população tem direito a ter acesso à "lógica" da informação, e do patrimônio cultural coletivo.
As proposições técnicas que apoiam esta concepção educativa e cultural ao benefício da população, são necessárias para acolher públicos grandes e diversos. 


e são alguns como a abertura a novos suportes (não impressos), generalização do livre acesso, gratuidade, apoio de funcionário qualificado e animação cultural.

A midiateca surgiu de uma lógica aditiva de funções através dos tempos. Na realidade ela é uma consequência da adoção de novos suportes de conservação, armazenamento e disponibilização da informação. 
Para um melhor entendimento dividi esta evolução em tres fases; 

. Biblioteca no seu sentido mais banal, aquela que é mais conhecida do público em geral, que tem a missão de conservar, catalogar, emprestar e por isso diversificar suas coleções. Um exemplo é a Biblioteca do Estado de Santa Catarina, no centro de Florianópolis.

. Bibliotecas Multifuncionais, que além de proporcionar os serviços de uma biblioteca comum, fornece treinamento para obter uma melhor inserção social, acolhendo os cidadãos para ocupar seus tempos de laser a fim de difundir seus bens culturais e midiáticos. Repartindo seu público por idade, e os documentos pelo tipo de suporte. 

. Midiateca, que é o que nos interessa aqui, que consiste na busca de formas abertas, assumindo as todas as funções acima citadas e ainda tem a função de informar a todos e de favorecer o encontro público para um melhor convívio dentro da cidade. É um estabelecimento cultural aberto; um lugar de troca, pesquisa, agrupamento de serviços e polo de excelência. Espaço para leitura, trabalho, reunião, ócio, curiosidade ..., um espaço de sociabilidade.
               


 A mutação da documentação que as mídias sonoras e visuais proporcionaram para a biblioteca se transformar em uma midiateca moderna e acolhedora, vai de encontro com o desejo do público. É um serviço que tende a se tornar banal mas que ainda é considerado inovador, este “espírito” de modernidade também pode ser entendido como uma estratégia de imagem para a instituição atrair mais pessoas ao local.





           O conceito de midiateca comporta como elemento básico coleções abundantes, é este elemento que faz mais em incitar o público a frequentar massivamente as midiatecas. A abundancia de coleções disponíveis permite satisfazer um maior número de pessoas, e desejos diferenciados.








6 comentários: